Rio Fundão chega a 3,70 metros acima do nível (19/12/2013)

Na madrugada desta quinta-feira, 19, o rio Fundão sumiu 3,70 metros acima do nível normal, mas felizmente não chegou a transbordar devido limpeza e desassoreamento realizado no rio. A Defesa Civil municipal estava em alerta e passou toda a noite acompanhando e medindo o nível do rio.

Segundo o Coordenador de Defesa Civil, João Batista de Souza Oliveira, um dos motivos que impediu que o rio transbordasse foi à limpeza e desassoreamento realizados. “Em Junho deste ano a Prefeitura de Fundão em parceria com o Governo Estadual realizou o desassoreamento e limpeza dos valões e rio do município, e agora, neste período chuvoso podemos ver os resultados positivo. Às 4h da manhã o rio chegou a atingir 3,70 metros e felizmente não transbordou, deixando a população mais aliviada. Acredito que se não houvesse realizado a limpeza e desassoreamento, agora estaríamos com grandes problemas”, conta.

A ação paliativa foi planejada buscando amenizar os diversos problemas causados pela chuva, como os alagamentos. “Felizmente até o momento não temos no município nenhuma família desalojada ou desabrigada. Como choveu muito, a água atingiu algumas casas, mas estamos acompanhando e dando todo suporte necessário as famílias”, afirma a Secretária Municipal de Promoção Social e Cidadania, Aucelônia Máxima da Silva Borges.