Prefeitura de Fundão inicia obras de reforma do Ginásio Poliesportivo (28/09/2018)

Serviços vão garantir que o local volte a receber atividades esportivas e culturais 

Pensando no bem-estar da população, na valorização do patrimônio público e no incentivo às práticas esportivas, a Prefeitura Municipal de Fundão, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente (SESIM), em parceira com a Secretaria Municipal de Esportes (SEMES), deu início às obras de reforma do Ginásio Poliesportivo Josél de Oliveira.
O ginásio já foi palco de diversos eventos do município, como jogos estudantis, gincanas escolares e outros campeonatos, que lotavam as arquibancadas e reuniam famílias e amantes do futebol de salão. Porém, devido à falta de manutenção do mesmo, por parte de gestões anteriores, o local se encontrava em péssimo estado de conservação. 
Foi então que, atendendo ao anseio e às reivindicações dos munícipes, o prefeito de Fundão, Pretinho Nunes, usando suas atribuições, autorizou o início das obras de reforma do ginásio. 
Antes da autorização, o espaço passou pela vistoria técnica de engenheiros da prefeitura. Agora, as obras de reforma já estão a todo vapor e incluem todos os consertos e reparos necessários (veja a lista dos serviços no box desta reportagem). 

Outras etapas
As obras desta etapa inicial da reforma vão garantir que o local volte a receber as atividades esportivas e culturais. Entretanto, a Prefeitura esclarece que, posteriormente, outros reparos serão necessários para garantir uma reforma completa. Mas por exigirem recursos financeiros mais robustos, tais serviços serão realizados em outro período. 

Investimento 
Ainda de acordo com a Prefeitura de Fundão, o recurso utilizado para a reforma vem de fundos próprios. A obra foi orçada em R$ 137.119,63 e contratada por R$ 102.689,98. 
O prazo de execução dos serviços é de quatro meses, mas a conclusão pode ocorrer na primeira quinzena de novembro, dado o ritmo acelerado de trabalho das equipes. 
A SESIM informa também que o projeto arquitetônico é apenas um levantamento do local, visto que se trata de uma reforma sem ampliações.

BOX 1
Os procedimentos realizados durante a reforma do ginásio são:
- Pintura e limpeza de todas as paredes da área interna do ginásio, inclusive esquadrias de madeira e metálicas;
- Reforma de todos os portões de acesso;
- Troca de esquadrias quebradas por novas;
- Reforma total dos dois vestiários existentes com troca de piso, revestimentos, aparelhos sanitários, divisórias e outros;
- Reformas dos dois banheiros para o público, transformando-os em banheiros para PCD, ou seja, com acesso e suporte para deficientes físicos;
- Pintura do piso da área externa à quadra;
- Reestruturação da parte da cobertura danificada devido à queda da árvore sobre a mesma;
- Substituição das grades do alambrado;
- Reforma de todo o alambrado com pintura e substituição de tubos com corrosão avançada;
- Reforma da cozinha, com troca de pisos e revestimentos, além de substituição e realocação da pia;
- Substituição de tela de Nylon nos fundos dos gols. 

BOX 2
Serviços que serão realizados no futuro
- Revisão de toda a cobertura;
- Reforma do piso da quadra e nova marcação da mesma;
- Execução do novo projeto de instalação elétrica;
- Reforma da parte externa do ginásio.