OUTUBRO ROSA - SEMUS ORIENTA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA (09/10/2018)

Outubro Rosa - Câncer de mama: o que a mulher precisa saber?

Na manhã desta terça-feira (09), aconteceu na Unidade Especializada de Saúde de Fundão, um bate papo com as gestantes e profissionais de saúde sobre a conscientização da Campanha Outubro Rosa, com o tema: Prevenção do Câncer de Mama.

As profissionais Helen Carla Guimarães, enfermeira da Unidade, e Patrícia Teixeira, nutricionista residente do Hospital Evangélico de Vila Velha, conduziram o bate-papo abordando o tema Câncer de Mama: o que a mulher precisa saber?

- O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma;

- É passível de detecção precoce e tem boa perspectiva de tratamento;

- 28% dos casos de câncer (CA) de Mama poderiam ser evitados por meio da alimentação saudável, controle de peso corporal, atividade física regular, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. A amamentação também é considerada um fator protetor.

- Incentivo às mulheres a conhecerem suas mamas para se atentarem a sinais e sintomas suspeitos: nódulos, em geral fixos e endurecidos, são a principal forma de apresentação da doença; alteração do formato da mama, como vermelhidão, enrugamento, abaulamento ou retração. Também podem ocorrer alterações no mamilo e saída espontânea de líquidos, bem como nódulos no pescoço ou axilas.

Ao final da atividade todas as participantes receberam um informativo sobre a importância da alimentação na prevenção do CA de mama.

INDEPENDENTE DA SUA IDADE, CUIDE-SE, AME-SE

Acesse ao portal oficial da Prefeitura Municipal de Fundão no www.fundao.es.gov.br e fiquem ligados nas notícias do município