Outubro é o mês de prevenção ao Câncer de Mama

O Outubro Rosa faz ressaltar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

01 de outubro de 2021 às 00h00.

Outubro começa com consciência. Isso pois, o Outubro Rosa faz ressaltar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Você sabe o que é o câncer de mama? Ele é um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Este é um dos tipos mais comuns de câncer e se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, formando o cisto.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o diagnóstico precoce pode aumentar em 95% as chances de cura. Por isso é importante a conscientização para a doença.

Um dos fatores de risco é a genética, portanto, é importanter ficar alerta ao histórico familiar e predisposição a doenças. Além disso, o câncer de mama mais fácil de ser percebido é o que se manifesta como caroço no seio ou de baixo do braço, e pode ser acompanhado de dor, mas não é uma regra. Um outro sintoma comum é a alteração da textura e cor da pele do seio.

É exatamente por isso que o auto-exame e a realização da mamografia periodicamente são os caminhos para o rastreamento e diagnóstico, ou seja, eles irão identificar a doença caso ela já exista. Mas ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcóolicas são algumas das atitudes que podem ajudar muito na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Ao apresentar qualquer um dos sintomas ou sabendo se há um histórico familiar para a doença, procure sempre um profissional da saúde para receber cuidados especializados e seguros:

• Unidade de Saúde de Fundão - 3267-2263 e 99528-1699
  • Unidade de Saúde de Timbuí - 3277-1062 e 98818-033
  • Unidade de Saúde de Praia Grande - 3287-1441 e 99948-3390

Cuide de você em outubro e em todos os outros meses!