Secretaria de Agricultura apresenta serviços à população rural

Confira os serviços oferecidos pela SEAGRI

05 de novembro de 2021 às 00h00.

A Seagri, Secretaria Municipal de Agricultura, tem como sua principal função formular, coordenar e executar a política municipal de promoção agrícola. Para isso, a Secretaria oferece diversos serviços para a população rural de modo a trazer mais sustentabilidade e assertividade para as suas atividades produtivas.

Patrulha Mecanizada

A Secretaria Municipal de Agricultura conta com uma patrulha mecanizada para dar suporte aos agricultores e proprietários rurais do Município. Os equipamentos disponíveis são:

• Pá carregadeira;
  • Motoniveladora;
  • Retroescavadeira;
  • Caminhão de carroceria de madeira;

Os serviços devem ser agendados antecipadamente na Secretaria de Agricultura, onde os mesmos serão realizados com atendimento por região. Os Produtores Rurais que possuem Inscrição Estadual e o Bloco do Produtor (seja ele físico ou virtual), receberão subsídio de até 60% do preço de mercado.

Inscrição Estadual, Bloco do Produtor (físico ou eletrônico)

O Produtor Rural que deseja solicitar a inscrição estadual e o bloco do produtor (físico ou eletrônico), deverá comparecer a Secretaria de Agricultura munido de cópias dos seguintes documentos: ITR, CCIR-INCRA, escritura, RG, CPF e comprovante de residência. Ressaltamos que este serviço é feito sem custos ao Produtor.

INCRA e ITR

São oferecidos serviços de emissão do CCIR  - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural e Declaração do ITR  - Imposto Territorial Rural, assim como a realização de atualização cadastral das propriedades rurais que passaram por algum processo de compra, venda, troca ou partilha. Os documentos necessários para a atualização são:

• Documentação pessoal (Identidade, CPF e comprovante de residência)
  • Documentação de posse da área (escritura registrada ou posse a justo título)
  • ITR e CCIR-INCRA
  • Certidão de inteiro teor, caso seja necessário
  • Certidão de óbito, caso seja necessário
  • Outros documentos que se fizerem necessários, de acordo com a solicitação do requerente.

Análise do Solo

A análise do solo é uma das exigências de muitas instituições financeiras na hora de solicitar linhas de crédito. Além disso, esta análise é essencial para evitar o desperdício de recursos e deve ser realizada periodicamente pelo agricultor.

Ao trazer uma amostra de solo, a SEAGRI envia a mesma para um laboratório especializado, que retorna com o resultado da coleta e, dessa forma, é possível a recomendação do fertilizante correto para melhoria da produção.

Assistência Técnica e Serviço de Inspeção Municipal - SIM

Gratuitamente, profissionais especializados da Secretaria de Agricultura realizam acompanhamento ao agricultor através de visitas nas propriedades rurais para orientações técnicas e inspeção de sua produção.

Este serviço tem como objetivo o planejamento e o fortalecimento da agricultura famliar buscando a  sustentabilidade de sua atividade rural em seus diversos aspectos produtivos.

Cadastro na CONAB

Para o produtor que queira comprar milho para o consumo de suas criações a um preço mais acessível, a SEAGRI realiza o cadastro na CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento); e quando o produtor resolver solicitar o milho de acordo com sua cota, a SEAGRI busca em Colatina trazendo até a sede do município.

Os documentos necessários para realizar o cadastramento:

• Cópia dos documentos pessoais
  • Comprovante de residência
  • Cópia do bloco de nota do produtor
  • Extrato de vacinação bovino
  • DAP (Declaração de Aptidão do PRONAF)
  • CAR (Cadastro Ambiental Rural)
  • Documento comprobatório da propriedade
  • Contrato de compra e venda
  • Plantel de animais

Para mais informações sobre os serviços prestados, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura:

Endereço: R. Sezenando Braga, 43 - Centro - Fundão