Equipe de Saúde Bucal realiza ações de conscientização

Confira as atividades desenvolvidas pela equipe de Saúde Bucal de Fundão no último semestre de 2021

08 de dezembro de 2021 às 00h00.

No último semestre de 2021 a equipe de Saúde Bucal do Município de Fundão desenvolveu algumas atividades coletivas.

Dentre elas a ação realizada no projeto Bom de Bola, cujo evento foi uma parceria entre a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Saúde, com atuação de nutricionista, cirurgião dentista, técnico de saúde bucal, técnicos de enfermagem e outros profissionais de diversas áreas. Neste acontecimento, realizado no dia 13 de outubro, palestras e orientações sobre alimentação saudável e higiene bucal foram direcionadas às crianças participantes desse projeto, que a princípio só está sendo concretizado em Fundão sede.

Em novembro, dentro do Projeto Saúde na Educação, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, iniciou-se palestras educativas em todas as escolas municipais. Com a presença do cirurgião dentista e técncos em saúde bucal, alunos e professores receberam orientações e demonstrações quanto à técnica de escovação dental, higiene bucal e explicações quanto à formação da cárie e doença periodontal. A metodologia utilizada foi de acordo com a faixa etária das escolas, que abrange os CMEIs e o Ensino Fundamental dos distritos de Timbui, Praia Grande e também Fundão sede.

Além disso, os atendimentos odontológicos eletivos nas UBS estão acontecendo de forma gradativa, adequando-se às novas normas de biossegurança estabelecidas pela ANVISA e a rotina diária das UBS nesse momento pós-covid.

A expectativa para o ano de 2022 é de muito trabalho, objetivando proporcionar maior acesso da população ao tratamento odontológico básico, ampla cobertura na conscientização da higiene bucal e da saúde em si, visitas domiciliares junto às equipes de saúde, para orientações personalizadas de acordo com a realidade de cada área e continuação do projeto nas escolas.