Equipe de Saúde Bucal realiza ações de conscientização

No último semestre de 2021 a equipe de Saúde Bucal do Município de Fundão desenvolveu algumas atividades coletivas.

Dentre elas a ação realizada no projeto Bom de Bola, cujo evento foi uma parceria entre a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Saúde, com atuação de nutricionista, cirurgião dentista, técnico de saúde bucal, técnicos de enfermagem e outros profissionais de diversas áreas. Neste acontecimento, realizado no dia 13 de outubro, palestras e orientações sobre alimentação saudável e higiene bucal foram direcionadas às crianças participantes desse projeto, que a princípio só está sendo concretizado em Fundão sede.

 

Em novembro, dentro do Projeto Saúde na Educação, uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, iniciou-se palestras educativas em todas as escolas municipais. Com a presença do cirurgião dentista e técncos em saúde bucal, alunos e professores receberam orientações e demonstrações quanto à técnica de escovação dental, higiene bucal e explicações quanto à formação da cárie e doença periodontal. A metodologia utilizada foi de acordo com a faixa etária das escolas, que abrange os CMEIs e o Ensino Fundamental dos distritos de Timbui, Praia Grande e também Fundão sede.

 

Além disso, os atendimentos odontológicos eletivos nas UBS estão acontecendo de forma gradativa, adequando-se às novas normas de biossegurança estabelecidas pela ANVISA e a rotina diária das UBS nesse momento pós-covid.

 

A expectativa para o ano de 2022 é de muito trabalho, objetivando proporcionar maior acesso da população ao tratamento odontológico básico, ampla cobertura na conscientização da higiene bucal e da saúde em si, visitas domiciliares junto às equipes de saúde, para orientações personalizadas de acordo com a realidade de cada área e continuação do projeto nas escolas.

Publicado em quarta-feira, 08 de dezembro de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA

Rua São José, 135, Centro, Fundão - ES - CEP 29185-000

Seg - Sex, 07h00 às 16h00