Fundão dá início à vacinação contra a covid-19 nesta quarta-feira (20)

​​​​​​​A técnica de enfermagem Ângela Maria De Pietre Bertolini, de 57 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Fundão. Mãe de dois filhos e moradora do bairro São José, Anginha da vacina, como é conhecida, atua há mais de 30 anos como profissional da saúde no município.

20 de janeiro de 2021 às 00h00.

Nos últimos anos, Anginha atuou na área da imunização do município, sendo reconhecida por seu trabalho e foi difícil esconder a emoção ao ser escolhida para representar este momento tão importante para a cidade.

“Quando recebi o convite fiquei emocionada e lisonjeada pela consideração. Agradeço por ser escolhida para representar este momento único para nossa população que tanto sofreu. Acreditamos na ciência e hoje estamos aqui dando início à vitória”, comenta Anginha.

As doses da vacina também foram aplicadas em pacientes da Instituição de Longa Permanência de Idosos de Praia Grande (ILPI’s). De início, o município recebeu 61 doses da vacina Coronavac, desenvolvida por cientistas do Instituto Butantan com a empresa chinesa Sinovac.

“Hoje foi um dia importante para Fundão, afinal é à vitória da ciência e do mundo todo. As doses da vacina produzida no Brasil começaram a ser distribuídas em todo o país, nos deixando mais tranquilos e esperançosos. O ano de 2020 não foi fácil e todos os profissionais de saúde, principalmente o do nosso município, trabalharam muito para que nossa gente tivesse o atendimento necessário diante de tudo que vivemos. Vamos dar continuidade ao trabalho e à vacinação na nossa gente, sempre seguindo o cronograma do governo do Estado que realiza a distribuição”, destaca o prefeito de Fundão, Gilmar de Souza Borges.

Primeira etapa

O município de Fundão recebeu 61 doses da vacina e nesta primeira etapa de imunização serão vacinados idosos acima de 60 anos institucionalizados e profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao vírus. Neste momento, a vacinação será feita com as equipes indo até o público-alvo, não tendo disponíveis doses de vacinas nas unidades de saúde. No segundo momento, recebendo mais doses, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará a divulgação dos próximos públicos-alvo a serem atendidos.

“Nos últimos meses vivemos dias tristes e perdemos muita gente querida e participar de um momento como este nos faz sentir esperança. Mas, mesmo diante desta vitória, devemos continuar com todos os cuidados necessários no combate ao vírus. A vacinação será realizada ao longo do ano e as ações preventivas devem ser mantidas”, enfatiza a secretaria Municipal de Governo, Luzia Graziotti.

O enfermeiro de imunização e responsável pela Vigilância Epidemiológica de Fundão, Ademir Ribeiro, explica o processo inicial da vacinação. “Todos os municípios capixabas receberam doses da vacina. Para Fundão foram direcionadas 61 doses, que foram aplicadas em idosos do ILPI e em profissionais que atuam diariamente com pacientes contaminados pelo vírus. De acordo com a distribuição de mais doses, o município dará continuidade na imunização das pessoas”, finaliza.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Murilo Coutinho, a secretária Municipal de Governo, Luzia Graziotti, o subsecretário de Finanças Carlos Eduardo Martinelli, os vereadores Romenique Borges, Sonia Steins, Sandro Lima, Aelcio Peixoto, Janderson Paltrinieri e Antônio Guilhermino (Negão do Bloco), a equipe da Defesa Civil Municipal e profissionais da saúde do município. Todos os cuidados no combate ao vírus foram respeitados, como o uso de máscaras e álcool gel.

O secretário Municipal de Saúde, Fernando Gustavo, não esteve presente no início da vacinação por estar respeitando o isolamento, devido à contaminação pelo vírus.