Não fique dentro da água

Evite frequentar rios e cachoeiras, em condições de chuvas intensas, pode haver a ocorrência de cabeças d'água

25 de novembro de 2022 às 00h00.

Defesa Civil orienta a população em caso de chuvas intensas

É importante seguir as dicas de segurança para evitar transtornos como contaminação, curto-circuito, enchentes e deslizamentos.

Alagamentos, inundações e enxurradas: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: condições desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca (maré de tempestade): proteger apretechos de pesca e de maricultura, atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de risco de erosão e inundações costeiras.

Após o fim das chuvas não se deve usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

É preciso ainda cuidado com a água que for beber (atenção ao odor e à mudança de cor), pois ela pode ter sido contaminada pela inundação, trazendo riscos à saúde.

Não consumir alimentos atingidos pela água, pois podem estar contaminados. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente o médico ou unidade de saúde mais próxima.