Prefeitura de Fundão oferece serviço gratuito de Cata Móveis

O cata móveis está disponível mediante agendamento de segunda a sexta, de 7h às 16h

06 de outubro de 2021 às 00h00.

Você sabe onde descartar armários, geladeiras, televisões e sofás quando não estão mais em uso? A Prefeitura de Fundão disponibiliza gratuitamente para os seus munícipes o recolhimento de móveis e utensílios domésticos usados. O serviço é realizado pela Subsecretaria Municipal de Serviços Urbanos e pode ser solicitado através de agendamento no número (27) 3287-1200.

O Cata Móveis é realizado de segunda a sexta, das 7h às 16h, e dispõe de uma equipe para recolher o móvel. Entretanto, o objeto a ser recolhido deve estar em local de fácil acesso, isso pois a equipe não pode entrar nas casas ou apartamentos.

De acordo com a Lei Federal nº 12.305, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o serviço tem como objetivo recolher resíduos volumosos que não são removidos na coleta de lixo domiciliar, evitando o despejo irregular em terrenos baldios e margens de rios. Dessa forma, evita criadouro de animais e a transmissão de doenças, além de evitar os alagamentos em caso de fortes chuvas.

 

Dúvidas frequentes

 

1. Como é realizado o agendamento para o recolhimento dos materiais?

Ao entrar em contato com a Subsecretaria Municipal de Serviços Urbanos pelo telefone (27) 3287-1200 um funcionário irá agendar dia e horário para o recolhimento dos objetos. 

 

2. O que fazer no dia do recolhimento dos materiais?

No dia do recolhimento deverá haver no local um responsável pelo material para entregar os objetos e assinar a solicitação. Antes de sair, a equipe tentará contato por telefone para confirmar a presença de um responsável no local.

 

3. A  equipe do cata-móveis pode entrar nas residências para efetuar o recolhimento?

Os funcionários à serviço da Prefeitura Municipal de Fundão não podem adentrar nas residências nem nas dependências dos condomínios, tais como apartamentos, elevadores, corredores, escadas etc. No logradouro a ser executado o recolhimento, o material deverá estar em propriedade particular e em local de fácil acesso.

 

4. Posso colocar os objetos na rua?

Não. O material deverá ser disponibilizado dentro da propriedade do solicitante e em local de fácil acesso (próximo ao portão, por exemplo). Em situações em que a equipe do cata-móveis avaliar a necessidade de disponibilizar o material em vias públicas, o solicitante deverá aguardar junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de posturas.

 

5. O Cata-Móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições?

O serviço de Cata-Móveis recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores e entulhos, entre outros.

 

6. Quais os tipos de materiais são recolhidos?

O Cata-Móveis deve ser solicitado nos casos de recolhimento de móveis e/ou utensílios domésticos. Não se registra solicitações para coleta de materiais de construção, porta, janelas e entulhos pois esses materiais são recolhidos por outro serviço disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Fundão através do agendamento de caçambas estacionárias.

Acompanhe nossas redes ACOMPANHE NOSSAS REDES

Horário Horário de funcionamento

Seg - Sex, 07h00 às 16h00

Endereço Endereço

Rua São José, 135, Centro, Fundão - ES - CEP 29185-000

Localização Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Fundão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.