IBGE abre 22 vagas em Fundão para o Censo 2022

Com salários de até R$ 2.100, as inscrições podem ser feitas até o dia 29/12 pelo site da FGV

17 de dezembro de 2021 às 00h00.

O IBGE abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições do processo seletivo para contratar pessoas para trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. São vagas de nível fundamental distribuídas em municípios de todo o país. Para Fundão, serão 22 vagas com salários de até R$ 2.100.

As vagas disponíveis são para recenseadores (19 vagas), Agentes Censitários Supervisores (2 vagas) e Agentes Censitários Municipais (1 vaga). As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas - FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos) e a previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.

Durante as inscrições, que vão até 29 de dezembro de 2021, o candidato deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50 para recenseadores e R$60,50 para os Agentes Censitários, pode ser paga até 25 de janeiro, e a prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022.

Recenseadores

Na seleção para recenseadores, os candidatos devem escolher, no ato da inscrição, a área em que desejam trabalhar. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou a comunidades. A ideia é que os moradores dessas áreas se inscrevam no processo seletivo para poderem atuar nas imediações de suas residências. Assim, o IBGE contará com recenseadores ambientados a sua região de trabalho.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Para estimar a remuneração, basta informar o município e a quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho. O coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, explica que a taxa de remuneração varia por diversos fatores, entre eles, o acesso ao setor censitário, que é o local onde estão localizados os domicílios visitados.

Agentes Censitários

Já a seleção para Agentes Censitários Supervisores (ACS) e Agentes Censitários Municipais (ACM) a taxa é de R$ 60,50 e os candidatos precisam ter nível médio completo. O salário para ACM é R$ 2.100 e ACS R$ 1.700, com direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.

Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo: os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade.. Os candidatos para essas funções farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

As provas para ACM, ACS e recenseador terão duração de 3 horas e 30 minutos. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, no site da FGV. O resultado final está previsto para 6 de maio de 2022.

Isenção de taxa para pessoas de baixa renda

Os processos seletivos para o Censo 2022 permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Para recenseador, o pedido deverá ser feito até o dia 29 de dezembro. Após o envio dos dados e documentação necessária, a solicitação passará por uma análise da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa será no dia 11 de janeiro, cabendo recursos nos dias 12 e 13 de janeiro. No dia 24 de janeiro, sai o resultado definitivo. Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá pagar a taxa até o dia 25 de janeiro.

Para mais informações, acesse: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/32569-ibge-abre-mais-de-200-mil-vagas-para-o-censo-2022-em-todo-o-pais