"Casa do Agricultor, do Artesão e do Mel" - Reunião com Produtores Rurais e Artesãos

23 de março de 2022 às 00h00.

CASA DO AGRICULTOR, DO ARTESÃO E DO MEL”

A Prefeitura Municipal de Fundão, por intermédio da Secretaria de Agricultura, realizou na noite de ontem (22/03), uma reunião com produtores e artesãos a respeito do espaço que o município cederá para a criação da “Casa do Agricultor, do Artesão e do Mel”, local onde poderão expor suas produções artesanais e produtos provenientes da agricultura familiar.

A reunião aconteceu na sede da Casa do Agricultor, do Artesão e do Mel, localizada às margens da Rodovia Josil Espíndula Agostini, que liga os municípios de Fundão e Santa Teresa. Este espaço está inserido no mesmo prédio onde abrigará a Secretaria Municipal de Agricultura, IDAF, a sede da FUNDAMEL e o viveiro de Mudas Nativas. Sua localização está no centro de 2 (duas) futuras Rotas Turísticas; sendo elas a Rota das Orquídeas e a Rota da Tapioca, local propício para comercialização dos produtos artesanais, e por ser uma construção nova, sua arquitetura contemporânea atrai a atenção dos que por ali transitam.

O produtor rural necessita de apoio e a casa do agricultor, será um alicerce, não somente para divulgarem e venderem seus produtos, mas terão um forte aliado à inovação, iniciativas privadas e principalmente, incentivar a agricultura familiar. Será um salto na produtividade e de qualidade da produção. E isso precisa ser valorizado por todos”, destacou o secretário Rafael Palauro.

O prefeito Gil, ressaltou a importância para o desenvolvimento do município e para o produtor rural, pois quando se estabelece políticas públicas, debate e troca de ideias, criam-se iniciativas adequadas que resultam no fortalecimento da agricultura. "Com a possibilidade de produzir com qualidade e também quantidade, os pequenos, médios e grandes agricultores precisam desse espaço e o apoio da prefeitura é indispensável para esse sucesso", destacou o Prefeito.

Além na nova sede da Casa do Agricultor, do Artesão e do Mel, foram abordados outros assuntos na reunião, entre eles: a reativação do Laboratório de propagação de mudas de Orquídeas no Parque Municipal do Goiapaba-açu, que serão disponibilizadas para aqueles que tenham interesse em comercializá-las, e o início das Rotas Turísticas que tem um grande potencial para o desenvolvimento do Agroturismo no Município de Fundão/ES, e do Espaço Artesão Empreendedor, bem como as barracas padronizadas (ADERES) que serão cedidas aos produtores/artesãos/empreendedores.

Estiveram presentes nesta reunião o Prefeito Gil, o Secretário de Agricultura Rafael Palauro, o Subsecretário de Agricultura Luiz Carlos Scaquetti, a Secretária de Governo Luzia Grazziotti, o Secretário de Turismo Fábio Samora, os vereadores Janderson Paltronieri, Sônia Stein e Janilton de Carli e agricultores, produtores e artesãos do município.