Timbuí recebe duas peças de teatro nesta semana

Depois de passar por 10 municípios de Minas Gerais, Circulação Tambor de Raiz apresenta espetáculos Caburé e Memórias à Venda

02 de junho de 2023 às 00h00.

Duas peças de teatro que trazem muito da história da região quilombola do Sapê do Norte, no norte do Espírito Santo, serão apresentadas na próxima semana gratuitamente no município de Fundão. Nesta sexta-feira (2) e sábado (3), às 20h, serão apresentadas respectivamente as obras Memórias à Venda e Caburé na Praça Enéas Castor Ferreira, em Timbuí.

As atividades fazem parte de uma turnê que já passou por 10 municípios em Minas Gerais e agora chega ao estado onde as peças foram concebidas. O projeto é uma realização do Instituto Tambor de Raiz, de Conceição da Barra, responsável pela pesquisa, produção e montagem dos espetáculos, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Fundão.

"Os dois espetáculos caminham para um lugar em que o Instituto Cultural Tambor de Raiz se coloca como uma ferramenta de luta das comunidades do Sapê do Norte, com a arma mais efetiva que temos que é a arte", diz Didito Camillo, coordenador do projeto. "Queremos trazer à tona esses sonhos de liberdade", aponta.

A primeira peça apresentada em cada município é Memórias à venda, cuja pesquisa foi realizada na tradicional feira de Conceição da Barra, onde pescadores artesanais, quilombolas, ribeirinhos e outras pessoas de comunidades tradicionais costumam vender seus produtos.

Conversando com esses comerciantes, a equipe começou a reunir histórias e informações sobre a região, as tradições, a forma de vida dessas pessoas, transformando essa memória coletiva em dramaturgia, interpretada pelos atores Didito Camillo e Fabíola Guimarães, num diálogo que evidencia momentos históricos e estratégias de resistência, dialogando a partir de memórias e produtos encontrados na feira.

O espetáculo Caburé, apresentado no segundo dia da turnê em cada município, com montagem mais complexa e elenco maior (Didito Camillo, Danilo Lopes, Fábio Cícero e Fabíola Guimarães), é fruto de uma continuidade da pesquisa iniciada com Memórias à venda. Além do mercado, outros cenários aparecem: o quilombo, o porto, as fazendas e os caminhos de fuga. A história central é a do Quilombo de Nego Rugério, que conseguiu sobreviver por muito tempo se sustentando principalmente a partir da farinha de mandioca, principal produto da região que tinha e ainda tem nos quilombolas uma referência de excelência na produção.

A preparação econômica, bélica e espiritual para conquistar a liberdade de quem estava escravizado na época é uma das tônicas da obra que promete provocar grande emoções no público, além de apresentar como personagens alguns dos mais destacados herois da resistência à escravidão no local, cujas memórias foram guardadas pela oralidade das comunidades quilombolas e hoje são reverenciadas Brasil adentro.

Resumo das peças

Memórias à venda se inspira nas histórias, aromas e sabores das comunidades quilombolas. Tendo como cenário um mercado popular, os atores reverenciam a tradição oral na transmissão de saberes como nas festas populares, no uso das ervas medicinais e na venda da farinha de mandioca, um dos principais produtos dos quilombos do norte capixaba.

Caburé narra a resistência do povo negro que foi escravizado e lutou por liberdade em terras capixabas, promovendo grandes histórias e estratégias comandadas por homens e mulheres de grande força e sagacidade em pleno Brasil colonial.

Sexta-feira, 2 de junho, 20h

Espetáculo Memórias à Venda