O Setor de Identificação de Fundão está operando de segunda a sexta, divido em dois horários: das 7h às 11h30 e das 11h30 às 16h.
Agora com o kit biométrico para emissão da Carteira de Identidade. O equipamento contém no próprio sistema a emissão de fotografias e biometrias, dando mais agilidade e praticidade no atendimento à população. Não é mais necessário levar fotos 3 × 4.
Agendamentos podem ser feitos:
Em Praia Grande, no CRAS.
Em Timbuí, na Subprefeitura.
Em Fundão, no prédio da Secretaria de Trabalho, Habitação, Assistência e Defesa Social, na Av. José Agostini n.º São José, ao lado da Casa da Cultura.
DOCUMENTOS
São necessários os seguintes documentos para solicitar a 1.ª via.
·Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
·Comprovante de residência;
Fotos são solicitadas apenas para crianças menores de cinco anos ou quando não for possivel coletar a digital eletronicamente. Em outros casos, será tirada no próprio setor de emissão.
Não é obrigatório, mas levando o documento original na forma física ou impressa, serão acrescentados à Identidade, conforme Decreto de Federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, os seguintes números:
·Número do CPF;
·Número do NIS, PIS e Pasep;
·Número do Cartão Nacional de Saúde;
·Número do Título de Eleitor;
·Número do documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
·Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
·Número da Carteira Nacional de Habilitação;
·Número do Certificado Militar;
·Tipo sanguíneo e Fator RH;
·As condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular;
·Nome social.
Atenção: não aceitamos documentos virtuais ou em aplicativos de celular.
Para pedir a 2.ª via, é preciso apresentar:
·Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
·Comprovante de residência;
·Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 73,03 (reajustado anualmente pelo VRTEVRTE — Valor Referência do Tesouro);
·Levando o documento original, o número do CPF será acrescentado à Identidade.
Para crianças menores de cinco anos ou quando não for possível coletar a digital de forma eletrônica, a equipe solicitará a foto.
Neste caso, será solicitada uma foto 3 × 4 recente (menos de seis meses), com fundo branco. Para todos os outros casos, tirará no próprio setor de emissão da Carteira de Identidade.
Observações sobre os documentos necessários:
Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. A equipe não aceitará documentos rasgados, com rasuras ou cópias autenticadas reduzidas da Certidão Nascimento/Casamento;
Carteira de Trabalho ou o contracheque para solicitar isenção do pagamento da taxa, que é garantida pela Lei 5.181/96, para quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos.
De acordo com a Lei Estadual 9.795/2012, em caso de furto ou roubo, também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência realizado em qualquer Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) ou Delegacia Online.
Para mais informações: 3267-2540 (SETHADES)
Seg - Sex, 07h00 às 16h00
Rua São José, 135, Centro, Fundão - ES - CEP 29185-000