Alerta de Chuvas fortes, Fundão registra um acumulado de chuva de 107.8 mm

21 de fevereiro de 2024 às 10h32.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, divulgou o Boletim Extraordinário das últimas 24 horas, atualizado às 06h do dia 21 de fevereiro de 2024, referente aos acumulados de Chuva no Estado e o Municipio de Fundão registrou 107.8 mm, o maior entre os municípios que possuem estação meteorológica do Cemaden. Acesse aqui o BOLETIM COMPLETO.

Diante desses dados, a Defesa Civil enfatiza a importância de seguir as orientações de segurança para evitar transtornos decorrentes das chuvas intensas. Aqui estão algumas medidas essenciais:

Alagamentos, Inundações e Enxurradas:

• Evite qualquer contato direto com as águas em locais alagados.

• Não dirija em áreas alagadas e evite transitar por pontilhões e pontes submersas.

• Mantenha especial vigilância sobre crianças próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos de Terra:

• Esteja atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência, bem como à inclinação de postes e árvores.

• Em caso de suspeita, é recomendável que a família deixe imediatamente a casa e entre em contato com a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar Agitado:

• Condições adversas para atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações devem ser evitadas.

Ressaca (Maré de Tempestade):

• Proteja equipamentos de pesca e maricultura.

• Esteja atento a edificações, infraestruturas e vias em áreas propensas a erosão e inundações costeiras.

Após o Fim das Chuvas:

• Evite o uso de equipamentos elétricos que tenham sido expostos à água, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

• Cuidado com a água para consumo, observando qualquer alteração no odor ou na cor, pois pode ter sido contaminada pela inundação, representando riscos à saúde.

Alimentos e Saúde:

• Não consuma alimentos que tenham sido atingidos pela água, pois podem estar contaminados.

• Em caso de sintomas como febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, procure imediatamente assistência médica ou a unidade de saúde mais próxima.

A Defesa Civil reitera a importância de seguir rigorosamente essas orientações para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante o período de chuvas intensas. Fique atento às atualizações e avisos das autoridades locais para se manter informado sobre a situação.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil Municipal (27)99721–7145.