Religiosidade, Música e Tradição: Bandas de Congo de Fundão participam da Romaria dos Conguistas

12 de abril de 2024 às 13h11.

A segunda-feira, dia 8 de abril, foi marcada por um evento de profunda devoção e cultura: A Romaria dos Conguistas em Vila Velha. Partindo do portão do Convento em direção ao Campinho, a procissão foi acompanhada por fervorosas expressões de fé, música e dança.

As bandas de congo SÃO SEBASTIÃO E SÃO BENEDITO, BANDEIRA 1 e KONFOGO, participaram do evento, trazendo vida e tradição à celebração. Este evento, reconhecido como patrimônio imaterial do Espírito Santo, reuniu devotos do congo em um ambiente repleto de devoção e histórias que refletem a identidade cultural da região.

Cada romeiro e devoto presente demonstrou sua devoção à Padroeira e compartilhou sua arte, tornando a Romaria dos Conguistas um verdadeiro espetáculo de fé, música e cores. O fomento à cultura desempenha um papel essencial na preservação da identidade e das tradições locais, como é o caso do congo em Fundão. Com sua história ligada às comunidades pioneiras na construção do município, como Destacado, Fundão dos Índios e Irundi, o congo representa uma parte significativa da herança cultural da região.

A Prefeitura de Fundão reconhece a importância dessas tradições e investe no fomento das atividades culturais, destinando um valor significativo anual de 75 mil reais para a Associação de Banda de Congo de Fundão. É fundamental continuar apoiando e preservando eventos, e participando, como a Romaria dos Conguistas, que não só fortalecem a identidade cultural local, mas também enriquecem a vida de todos os envolvidos.